A Câmara

Formação e Informação • ISO 9001

ISO 9001

A expressão ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos como materiais, produtos, processos e serviços. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes, além do aumento da transparência entre funcionários e sociedade nos trabalhos desempenhados.

A Câmara Municipal de Sete Lagoas, em janeiro de 2016, deu início ao processo de implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), após visitas técnicas à Câmaras Municipais que já possuem a certificação com o selo ISO 9001 e através destas visitas identificamos que a ISO é para atual Mesa Diretora a coroa para alcançar melhores resultados.

O passo inicial foi definição do escopo que é, Apoio ao Processo Legislativo, após isso, realizamos o mapeamento de todos os processos que integram e regem o funcionamento do Poder Legislativo. Com os processos mapeados e padronizados através de Procedimentos (PI), foram criados os Registros da Qualidade (RQ), que tem a finalidade de comprovar que os processos estão sendo executados exatamente como estão descritos nos PI’s. Após, iremos tabelar Indicadores, afim de, medir a qualidade e eficiência destes processos.

Com o sistema de gestão de qualidade, todas as atividades de departamentos como recursos humanos, compras, gestão de estoque e administração irão trabalhar com foco em otimização, redução de custos e melhoria dos resultados.

Com todos esses passos implantados e funcionando de maneira harmoniosa, a Câmara Municipal Sete Lagoas passará por auditoria externa que verificará a cerificará andamento do Sistema de Gestão da Qualidade conforme a NBR ISO 9001:2015.

Boletins Informativos

MAR FEV