A Câmara

Informações Gerais • Notícias

Notícias

29/09/2017 Autoria: Marcelo Paiva

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte Urbano, Wagner Oliveira, foi um dos destaques na Reunião Ordinária que aconteceu na terça-feira (26). Durante a sessão o Rotary foi homenageado com uma Moção de Congratulação pelo vereador Gilson Liboreiro (PSL). Na pauta de votações todos os textos foram aprovados pelo Plenário.

A govenadora do Rotary Club distrito 4.520, Regina Celi Rezende, recebeu a homenagem das mãos do vereador pelos relevantes serviços. Pela primeira vez na Câmara, a governadora agradeceu aos parlamentares pelo reconhecimento e disse que “é uma honra receber essa Moção. Não recebo para mim, Regina, mas sim em nome do Rotary Club de Sete Lagoas que é uma instituição centenária”.

Também durante a Reunião foi nomeada a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer, atendendo solicitação do vereador João Evangelista. Compõem o grupo de trabalho os vereadores Renato Gomes (PV), Ismael Soares (PP), Marli de Luquinha (PSC), João Evangelista (PSDB), Beto do Açougue (PSD), Gislene Inocência (PSD), Gilberto Doceiro (PMDB), Gilson Liboreiro (PSL), Milton Martins (PSC), Gonzaga (PSL), Dr. Euro Andrade (PP) e Pr. Alcides (PP).

Secretário na Câmara

Em atendimento a convocação do vereador Milton Martins, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte Urbano, Wagner Oliveira, ocupou a tribuna para esclarecer, principalmente, sobre radares com registro de avanço instalados na Av. Antônio Olinto, no centro. Em recente reunião na Câmara alguns vereadores classificaram como “covardia” as multas aplicadas pelo equipamento que foi instalado em 2014.

O secretário apresentou em estudo que comprova, de acordo com ele, a necessidade do registro do avanço. Sobre o tempo do semáforo amarelo, que foi criticado por Euro Andrade, a explicação dada tem respaldo na norma do Contran que determina que a transição entre o verde e o amarelo não seja inferior a três segundos. E que “um tempo maior induz o motorista a passar” e que o objetivo do sinal amarelo é fazer com que o motorista pare.

O equipamento, de acordo com o gestor, é aferido anualmente e só multa motoristas que passam pelo semáforo vermelho. “Quem quiser pode procurar a secretaria que temos todos os registros e filmagens que comprovam a legalidade das multas aplicadas. Motoristas que não infringem a norma não são autuados”, reforçou.

Participação dos vereadores

Depois dos esclarecimentos vários vereadores tiraram dúvidas e fizeram solicitações para mais segurança aos pedestres e uma melhor fluidez do trânsito para os veículos. Euro Andrade discordou em um ponto e reiterou seu posicionamento de que “sinal amarelo é para concluir a passagem e não parar”. Ismael Soares pediu um estudo para que os sinais na Antônio Olinto sejam mais sincronizados.

Fabrício Nascimento (PRB) sugeriu a implantação de mais faixas elevadas de pedestres com temporizadores. Renato Gomes endossou as palavras de Fabrício e acrescentou que faixas elevadas poderiam ser instaladas próximas à região do santuário onde são realizados vários velórios.

Autor do Requerimento para a presença do secretário, Milton Martins agradeceu a presença e opinou que “a função do radar é educativa”. O vereador valorizou o fato de o motorista saber os locais onde estão instalados os radares e que “hoje não há radares móveis”.

Gilson Liboreiro (PSL) defendeu a realização constante de campanhas educativas no trânsito e estimou as ações realizadas durante a semana nacional de trânsito. Já Pr. Alcides chamou de “armadilha” um radar instalado próximo ao trevo da Embrapa e pediu uma atenção especial com o equipamento.

João Evangelista reiterou outras solicitações e cobrou rampas para acessibilidade de deficientes no semáforo da Rua Monsenhor Messias e próximo ao fórum, no centro. “A gente sabe que não é caro, é questão de boa vontade”, entende.

O secretário agradeceu a oportunidade e mostrou satisfeito pela “atenção dos vereadores ao trânsito da cidade”. Wagner disse ainda que a secretaria e o setor de engenharia estão “trabalhando diuturnamente para que todas as demandas sejam resolvidas”. Por fim sobre as faixas elevadas de pedestres foi dito que houve uma licitação e que o contrato será assinado nos próximos dias.

PRE

Na pauta vários textos importantes foram apreciados pelos parlamentares. O Projeto de Resolução (PRE) 21/2017 “rejeita parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que rejeita as contas do município de Sete Lagoas referentes ao exercício financeiro de 2007”.

Outro PRE votado foi o 22/2017 que “aprova parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que aprova as contas do município de Sete Lagoas referentes ao exercício financeiro de 2003”. Os dois PREs serão apreciados em turno único de votação.

PLO

Do Executivo, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 103/2017 “fixa procedimentos para reconhecimento da procedência do pedido, dispensa de apresentação de contestação, dispensa de apresentação de recurso e desistência de recurso pelos procuradores municipais, nas hipóteses previstas nesta lei”. O texto foi apreciado em primeiro turno com uma Emenda Aditiva do vereador Gilson Liboreiro (PSL).

O PLO 190/2017 “autoriza abertura de crédito suplementar no valor de R$ 318.763,44 no orçamento fiscal do município de Sete Lagoas, em favor do fundo municipal de assistência social e secretaria municipal de obras, infraestrutura e políticas urbanas”.

APL

Pr. Alcides teve aprovado o Anteprojeto de Lei (APL) 201/2017 que “institui regras para divulgação do seguro DPVAT nos ônibus de transporte coletivo urbano que circulam pelo município.

Os APLs 210, 211, 212 e 214/2017 são de Milton Martins (PSC). O 210 “institui o programa de conservação e manutenção de estradas, pontes e mata burros na zona rural do município de Sete Lagoas e dá outras providências”, o 211 “dispõe sobre a criação do programa para valorização do idoso - valorização do idoso - vaidoso, no âmbito da secretaria municipal de direitos humanos e dá outras providências.

Já o APL 212/2017 “cria o programa de incentivo à cultura de morango, plantas medicinais, aromáticas e flores nas comunidades rurais de Sete Lagoas e dá outras providências. E o APL 214/2017 “cria o fundo municipal de proteção e bem-estar animal e dá outras providências”.

O presidente da Câmara, Claudio Caramelo (PRB) assina o APL 291/2017 que “cria o parque municipal dos ferroviários e dá outras providencias. E Fabrício Nascimento teve votado o APL com o 149/2017 que “denomina rua Rogério de Oliveira Malta no Bouganville I.

RFPL e RFAPL

Encerrando os trabalhos foram apreciadas as Redações Finais de Projetos de Lei (RFPL) 191/2017 e 136/2017 e de Anteprojetos de Lei (RFAPL): 180/2017, 194/2017, 204/2017 e 209/2017. Encerrando os textos em tramitação final foi apreciada a Redação Final 20/2017 do Projeto de Lei Complementar (RFPLC).

Ultimas notícias...

12/12/2017 - Vereadores aprovam fim da verba indenizatória criada há quase duas décadas
Foi por unanimidade a aprovação do Projeto de Resolução (PRE) 28/2017 que extingue a verba indenizatória que era paga aos vereadores desde junho do ano 2000. O fim do benefício conclui o processo de modernização da máquina administrativa que foi...
Veja a notícia
11/12/2017 - Ampla participação em mais uma Audiência Pública sobre parcelamento, uso e ocupação do solo
Foi de ampla participação, debate e esclarecimentos a Audiência Pública que tratou do parcelamento, uso e ocupação do solo de Sete Lagoas. A sessão aconteceu nessa segunda-feira (11), no salão do clube Bela Vista, e foi a segunda no processo...
Veja a notícia
07/12/2017 - Câmara vota fim da verba indenizatória na próxima Reunião Ordinária
Os vereadores vão votar, na Reunião Ordinária da terça-feira (12), o Projeto de Resolução (PRE) 28/2017 que acaba com a verba indenizatória paga aos vereadores de Sete Lagoas. O texto teve parecer favorável nas comissões em que tramitou e segue...
Veja a notícia
06/12/2017 - Câmara homenageia Vina e clube Náutico durante Reunião Ordinária
Pelos relevantes serviços prestados a empresa Vina, responsável pela coleta de lixo da cidade, foi homenageada na Câmara Municipal durante a Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (05). Foi de autoria do vereador Beto do Açougue (PSD) uma Moção de...
Veja a notícia
05/12/2017 - Câmara realiza mais uma Audiência Pública sobre parcelamento, uso e ocupação do solo
É na próxima segunda-feira (11) mais um passo na tramitação dos Projetos de Lei Complementar (PLC) 6/2017 e 7/2017 que tratam do parcelamento, uso e ocupação do solo de Sete Lagoas. A Audiência Pública será realizada pela Comissão de Legislação...
Veja a notícia
30/11/2017 - Câmara entra no clima do natal com cartinhas dos Correios
Já estão disponíveis, em uma árvore de natal montada na recepção da Câmara Municipal, as cartinhas da campanha de natal dos Correios para que os servidores possam contribuir com o fim de ano de crianças carentes. Por mais um ano...
Veja a notícia
29/11/2017 - Vereadores aprovam pauta na última Reunião Ordinária de novembro
Pelo grande número de projetos de interesse público os vereadores aprovaram com tranquilidade a pauta de votações da Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (28), na Câmara Municipal. Já presente nas transmissões da TV Câmara, a figura do intérprete de...
Veja a notícia
29/11/2017 - Palestra na Câmara reforça cuidados de homens e mulheres contra o câncer
A Câmara Municipal reforçou para os servidores, em palestra nesta quarta-feira (29), a importância da prevenção contra a doença que mais mata no mundo, o câncer. Entre os homens o câncer de próstata é o segundo mais recorrente, o mesmo...
Veja a notícia
24/11/2017 - Secretarias do Executivo apresentam metas e propostas para o próximo quadriênio no PPA
Secretários do Executivo se revezaram ao longo dessa quinta-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal, para apresentarem propostas e projetos que farão parte do próximo Plano Plurianual (PPA) que vai de 2018 a 2021. A Audiência Pública debateu também a...
Veja a notícia
23/11/2017 - Mesa Diretora propõe extinção da verba indenizatória paga aos vereadores
A atual gestão da Câmara Municipal pode acabar com a verba indenizatória de R$ 2,5 mil que é paga aos vereadores e se transformar em uma das que mais economizou o recurso público. Com o processo de modernização implantando pela...
Veja a notícia
23/11/2017 - Câmara homenageia pessoas e empresas que contribuem para os 150 anos de Sete Lagoas
A Câmara Municipal está fazendo sua parte dentro das comemorações de 150 anos de Sete Lagoas. Depois de organizar uma exposição que conta a história da imprensa local, o Legislativo homenageou pessoas e empresas que contribuem com o desenvolvimento da...
Veja a notícia
21/11/2017 - Por mais um ano Câmara reforça estoque da Hemominas com campanha de doação
“Um gesto de amor que multiplica vidas”. Esse é o tema da campanha deste ano de doação de sangue da Fundação Hemominas. E com esse sentimento, mais uma vez, a Câmara Municipal mobilizou os servidores e contribuiu para reforçar o...
Veja a notícia
20/11/2017 - Semana de sensibilização para portadores de doenças inflamatórias está na pauta da Reunião Ordinária dessa terça-feira (21)
Está extensa, principalmente com Redações Finais, a pauta de votações da Reunião Ordinária que acontece nessa terça-feira (21), na Câmara Municipal. Um dos destaques que serão votados é o Anteprojeto de Lei 278/2017 que tem autoria tripla dos vereadores Milton...
Veja a notícia
17/11/2017 - Reunião movimentada com homenagens e pauta aprovada, na Câmara
Foi bastante movimentada a Reunião Ordinária realizada nessa semana, na Câmara Municipal. No início do encontro alunos da escola municipal Professor Edson Abreu foram homenageados com uma Moção de autoria dos vereadores Gislene Inocência e Beto do Açougue (PSD) pela...
Veja a notícia
16/11/2017 - Audiência Pública discute caminhos para melhor atendimento ao autista
Para discutir as diretrizes políticas sobre a proteção das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Gilson Liboreiro (PSL) realizou Audiência Pública nesta segunda-feira (13), no plenário da Câmara Municipal, o qual esteve lotado durante a reunião. Estiveram presentes...
Veja a notícia
10/11/2017 - Espectro autista é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal
Estudos revelam que uma a cada 100 crianças nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo. Com aproximadamente 250 mil habitantes, estima-se que em Sete Lagoas viva uma população autista de aproximadamente duas mil pessoas. Esses dados aliados à...
Veja a notícia
10/11/2017 - Presidente e vice conhecem rotina legislativa e TV Câmara de Divinópolis
O rito das Reuniões Ordinárias e a estrutura da TV Câmara foram alvo de visita técnica que o Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo (PRB) e o primeiro vice, Pr. Alcides (PP), fizeram nessa segunda-feira (06) ao...
Veja a notícia
09/11/2017 - Audiência Pública detalha receitas e despesas do segundo quadrimestre de 2017 do Executivo
O detalhamento dos dados referentes ao relatório de gestão fiscal e orçamentária do segundo quadrimestre de 2017 do Executivo foi apresentado na segunda audiência pública sobre o assunto, realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e de Tomada de Contas...
Veja a notícia
08/11/2017 - Câmara aprova abertura de crédito para secretaria e cria frente em defesa do meio ambiente
Na Reunião Ordinária realizada nessa terça-feira (07) os vereadores aprovaram todos os textos em pauta. Um deles foi o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 254/2017 que “autoriza abertura de crédito suplementar no valor de r$ 895.501,90 no orçamento fiscal do...
Veja a notícia
01/11/2017 - Câmara conta história da imprensa em exposição nos 150 anos de Sete Lagoas
A Câmara Municipal deu o pontapé inicial nas comemorações dos 150 anos de Sete Lagoas. É realização do Legislativo a exposição que conta a história da imprensa da cidade. Os painéis com páginas de jornais antigos que noticiaram a evolução...
Veja a notícia