A Câmara

Informações Gerais • Notícias

Notícias

04/10/2017 Autoria: Marcelo Paiva

A Reunião Ordinária realizada nessa terça-feira (03) foi movimentada com a presença do presidente interino do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Geraldo Donizete, que ocupou a tribuna para falar sobre a folha de pagamentos da autarquia. Durante a sessão foi entregue uma moção de congratulação de Gilson Liboreiro (PSL) para os servidores da secretaria municipal de Saúde Guilherme Abreu Menezes, Maria Helena Fernandes e Maria Rosa de Sá pelo trabalho realizado junto a unidades de vacina do município.

Durante sua explanação Donizete esclareceu que o SAAE tem hoje 569 servidores ativos, 375 efetivos, 154 em contratos temporários de trabalho fora pensionistas, inativos e 30 servidores em cargos comissionados. O total geral é de 626 pessoas lotadas na autarquia. A folha de pagamento mensal consome aproximadamente R$ 2 milhões da receita que é de R$ 5 milhões, de acordo com o gestor. “A folha está acima do que desejamos,” disse.

A justificativa apresentada para a alegação de “cabide emprego” é que em 2008 um concurso público realizado não contemplou entre os requisitos uma prova de aptidão. Por esse motivo mulheres e pessoas com deficiência foram admitidos para serviços braçais. “E essas pessoas não tem condições físicas para a atividade e tivemos de colocar outras pessoas no lugar. Não podemos ficar sem trabalhador braçal ”, lamentou.

Autor do requerimento para a presença do presidente, Milton Martins (PSC) foi taxativo em reafirmar que “eu discordo da fala porque existe sim o cabide de emprego, e isso já ficou claro em várias reuniões em que estive com Arnaldo Nogueira. Temos que mexer no cabide de emprego, é nos contratos”, ratificou. O vereador ameaçou ainda deixar a liderança do prefeito na Câmara e a votar contra um possível empréstimo para o SAAE fazer adequações na ETA se nenhuma providência for tomada.

Mais vereadores se inscreveram e Dr. Euro defendeu um aumento na gratificação para que os servidores trabalhem motivados e também que aconteça um enxugamento da máquina. “Está na cara que é indicação política, tem que tirar”, definiu Euro que adiantou também voto contrário a um possível empréstimo.

Já Gilson Liboreiro sugeriu que a autarquia agilize o plano de carreira, cargos e salários para que é a forma de os servidores serem valorizados. Como faz desde o último mandato, Gonzaga (PSL) questionou a taxa de coleta de esgoto e classificou como “diabólico” o tributo.

Para Pr. Alcides (PP), “não é sábio nem viável que isso aconteça”. Disse sobre a não realização das obras necessárias na Estação de Tratamento Água. O vereador perguntou também se os servidores desviados da função original do concurso estão no SAAE ou se estão cedidos para outros órgãos do Executivo.

O presidente Cláudio Caramelo (PRB) encerrou o debate opinando que houve um erro de planejamento porque “o plano de cargos e salários antecede ao concurso público. No caso foi feito o concurso e agora estão mexendo no plano de carreiras”.

Na pauta de votações todos os textos foram aprovados a exceção do APL 285/2017 que foi retirado de pauta a pedido de um dos autores, vereador Rodrigo Braga (PV). O parlamentar disse que vai avaliar o texto junto com a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. O texto “dispõe sobre a criação da semana da diversidade nas escolas municipais e dá outras providências”. Os vereadores Dr. Ronaldo (PDT) e Rodrigo Braga (PV) assinam o projeto.

Na abertura dos trabalhos foi analisada a mensagem 89/2017 de Veto Total ao Projeto de Lei 90/2017

PLO

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 184/2017, do Executivo, “denomina auditório da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - auditório professor João Fernandes.

Gilson Liboreiro (PSL) teve votado o PLO 92/2017 que “dispõe sobre o nivelamento de tampões nas obras públicas de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos ou de manutenção nas vias públicas e passeios do município de Sete Lagoas”.

O Executivo aprovou também o PLO 202/2017 que “revoga o art.10 da lei municipal nº6.595 de 28 de dezembro de 2001 que ‘institui o serviço de transporte público alternativo no município de Sete Lagoas, e dá outras providências, e acrescenta o art. 10-a na referida lei que menciona’”.

E ainda do Executivo o PLO 103/2017 “fixa procedimentos para reconhecimento da procedência do pedido, dispensa de apresentação de contestação, dispensa de apresentação de recurso e desistência de recurso pelos procuradores municipais, nas hipóteses previstas nesta lei”.

PRE

O Projeto de Resolução (PRE) 20/2017 é da Mesa Diretora da Câmara e “altera a resolução 1099/2014 que dispõe sobre o pagamento de diárias no âmbito da Câmara Municipal de Sete Lagoas”.

APL

Milton Martins assina o Anteprojeto de Lei (APL) 216/2017 que “autoriza o município de Sete Lagoas, a criar o depósito de sobras de materiais de construção para doação as pessoas carentes e entidades e dá outras providências”. Fabrício Nascimento terá apreciado o APL 294/2017 que “autoriza doação de imóvel para a empresa empreendimentos Rodrigues- ME”.

O APL 255/2017é de Pr. Alcides (PP) e “dispõe sobre a notificação dos pais ou responsáveis serem informados sobre a ausência do aluno na escola”.

RFPL RFAPL

Por fim foram apreciadas as Redações Finais aos Projetos de Lei (RFPL) 190/2017 e 149/2017 e as Redações Finais ao Anteprojetos de Lei (RFAPL) 201/2017, 210/2017, 211/2017, 212/2017, 214/2017 e 291/2017.

Outras notícias...

20/10/2017 - Diretrizes para parcelamento, uso e ocupação do solo são temas de Audiência Pública requerida pela CLJ
Está marcada para a próxima quinta-feira (26), na Câmara Municipal, uma Audiência Pública que tem como objetivo debater três Projetos de Leis Complementares (PLCs) de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. O PLC 05/2017 que “dispõe sobre projetos urbanísticos...
Veja a notícia
19/10/2017 - Presidente da CFFOTC suspende Audiência Pública por falta de informação
Foi rápida a Audiência Pública que começou a demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2017 do Executivo. A sessão chegou a ser aberta pelo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e de Tomada...
Veja a notícia
18/10/2017 - Turismo foi um dos destaques da Reunião Ordinária dessa semana, na Câmara
O incontestável potencial turístico da cidade foi abordado na Câmara Municipal durante a Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (17). A empresária Maria de Lourdes Pinto se inscreveu para usar a tribuna e destacar o circuito das grutas. Com turismo...
Veja a notícia
17/10/2017 - Projeto Câmara Fitness realiza palestra no dia da alimentação saudável
O dia mundial da alimentação saudável, comemorado todo 16 de outubro, foi lembrado na Câmara Municipal. O projeto Câmara Fitness realizou a palestra “Equilíbrio na Alimentação” com a nutricionista Maria Goret Silva que esclareceu sobre potencialidades dos alimentos e deu...
Veja a notícia
16/10/2017 - Câmara devolve veículo que será utilizado na Cultura
O presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, vereador Cláudio Caramelo (PRB), participou de entrega do veículo Prisma à Secretaria Municipal de Cultura, na tarde da quarta-feira (11). O veículo, que era utilizado pela Câmara, foi devolvido à Prefeitura. “A Câmara...
Veja a notícia
11/10/2017 - Diretor do HNSG abre situação financeira do hospital para os vereadores, na Câmara Municipal
Na direção geral do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) há pouco mais de cinco meses, Cléber Amorim, explicou, durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (10), a situação de salários atrasados na entidade. O gestor lamentou que, entre os problemas,...
Veja a notícia
06/10/2017 - Câmara Fitness leva servidores e família para caminhada na Serra de Santa Helena
Cerca de 100 servidores da Câmara Municipal aderiram a mais uma atividade do projeto Câmara Fitness e subiram a pé até o topo da Serra de Santa Helena, um dos principais cartões postais da cidade. O grupo saiu da porta...
Veja a notícia
06/10/2017 - “Fico feliz em saber do avanço da Câmara”, diz servidora com 30 anos de serviço em visita
O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo (PRB), acompanhou, na tarde desta sexta-feira (06), servidores do administrativo da Casa em uma visita à nova sede do Legislativo. O grupo percorreu todos os três andares do prédio que está em fase...
Veja a notícia
04/10/2017 - Comunidade surda ganha voz em Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal
A acessibilidade a qualquer pessoa com deficiência é garantida pela Lei Brasileira de Inclusão, número 13.146, de 15/07/15. Mas, na prática, a realidade é bem diferente. A legislação atual não garante esse direito, por exemplo, às pessoas com deficiência auditiva,...
Veja a notícia
04/10/2017 - Presidente entrega Moção em homenagem aos 45 anos da OAB em Sete Lagoas
O presidente da subseção Sete Lagoas da Ordem dos Advogados do Brasil, Benjamim Sebastião Oliveira Junior recebeu, das mãos do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo (PRB), uma Moção de Congratulação pelos 45 anos de instalação da Ordem em Sete...
Veja a notícia