Pular para conteúdo principal

Notícias

Vereadores retornam do recesso parlamentar com pauta cheia

Postado em 13/08/2018 - Marcelo Paiva
 

A 25ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira (7), marcou a volta do recesso parlamentar. Com pauta cheia, as eleições de 2018 foi o principal tema da comunicação pessoal dos vereadores. Alguns também lembraram os 12 anos da Lei Maria da Penha.

“Só em 2015, foram registrados 148.230 casos de violência contra a mulher em Minas Gerais; em 2016, caiu um pouco, mas ainda foi de 145.645 casos, e, em 2017, foram 145.029 mulheres violentadas em todos os sentidos. Nossa fala aqui hoje é essencial porque nós temos que avançar nesse sentido. Precisamos unir nossas forças para melhorar o atendimento a essas mulheres”, disse o vereador Fabrício Nascimento (PRB).

O presidente em exercício, vereador Pastor Alcides (PP), apresentou um vídeo sobre o aborto, o qual gerou manifestações nos parlamentares. “Eu entendo que há vida desde a fecundação. Essa questão está sendo discutida no Supremo Tribunal Federal, isso é coisa para se discutir? Com certeza, é a desumanização da sociedade. Uma proposta de assassinar a vida. Fica aqui minha fala de indignação e repúdio”, disse o vereador. Para o vereador Milton Martins (PSC) “abortar é assassinar inocentes.” O vereador sugeriu uma manifestação formal de repúdio. A vereadora Gislene Inocência reforçou a ideia. “Se todos os municípios fizessem isso, talvez conseguiríamos que não houvesse essa legalização do aborto”, disse.

Requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito solicitou prorrogação, por mais 120 dias, para dar o parecer acerca do contrato de concessão de transporte público municipal. O presidente da sessão também leu as razões de veto do Executivo ao PL 225/2018, que altera a lei 7.337 de 16 de outubro de 2006, que dispõe sobre a concessão do cartão municipal de transporte, e do vale saúde no transporte coletivo urbano e dá outras providências. Uma comissão formada pelos vereadores Marcelo Cooperseltta (MDB), Renato Gomes (PV) e Beto do Açougue (PSD) será a responsável pela análise do veto.

Aprovações

PL

Emendas modificativa e supressiva acopladas ao parecer da CLJ no Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei 018/2018, que torna obrigatória a coleta e destinação final pelos revendedores de bebidas em embalagens de vidro do tipo long neck, na forma que especifica.

Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei nº 018/2018, que torna obrigatória a coleta e destinação final pelos revendedores de bebidas em embalagens de vidro do tipo long neck, na forma que especifica, de autoria do vereador Renato Gomes (PV).

Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei nº 176/2018, que institui o dia de combate à corrupção, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Turno Único de votação

Emenda substitutiva nº 001 ao Projeto de Lei nº 198/2018, que cria o dia do nutricionista e dá outras providências, de autoria do vereador João Evangelista (PSDB).

Projeto de Lei nº 198/2018, que cria o dia do nutricionista e dá outras providências, também do vereador João Evangelista (PSDB).

Substitutivo nº 001 ao Projeto de Lei nº 206/2018, que inclui no calendário oficial de eventos do município o dia municipal da cãomiada do município de Sete Lagoas/MG, de autoria do vereador Renato Gomes.

APL

Anteprojeto de Lei nº 36/2018, que dispõe sobre a requisição de veículos abandonados, em condições de uso, para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, de instituições públicas municipais integrantes do Sistema Único de Saúde, e dá outras providências, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 164/2018, que dispõe sobre o ensino de música nas escolas municipais de Sete Lagoas, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 207/2018, que dispõe sobre equipamento para aferir pressão arterial em academias de ginástica e estabelecimentos similares, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Substitutivo nº 001 ao Anteprojeto de Lei nº 221/2018, que dispõe sobre o direito de, em casos de acidentes ou socorros prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de urgência – Samu – socorrido terá direito facultativo de ser encaminhado para estabelecimentos de saúde privados, desde que o mesmo possua convênio e dá outras providências, de autoria da vereadora Gislene Inocência (PSD).

Anteprojeto de Lei nº 269/2018, que institui a obrigatoriedade de escolas, creches, berçários, escolas maternais e similares, das redes pública e privada, além de estabelecimentos de recreação infantil de manterem durante cada turno e em atividades externas pelo menos um funcionário capacitado em procedimentos de primeiros socorros. Autoria dos vereadores: Zé do União (PSL); Euro Andrade (PP); Cláudio Caramelo (PRB).

Emenda Aditiva nº 001 ao Anteprojeto de Lei nº 284/2018, que modifica a Lei 8.457 de 15 de junho de 2015, que dispõe sobre a função pública de Conselheiro Tutelar do município de Sete Lagoas, de autoria do vereador Fabrício Nascimento (PRB).

Anteprojeto de Lei nº 284/2018, que modifica a Lei 8.457, de 15 de junho de 2015 que dispõe sobre a função pública de Conselheiro Tutelar do município de Sete Lagoas, de autoria do vereador Renato Gomes.

Anteprojeto de Lei nº 295/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de equipamentos especialmente adaptados ao atendimento de obesos mórbidos em hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde, e dá outras providências, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 306/2018, que cria o selo de qualidade Procon sete-lagoano e institui a comissão especial de avaliação, de autoria do vereador Fabrício Nascimento.

Anteprojeto de Lei nº 310/2018, que autoriza o poder executivo incluir noções sobre a constituição da República Federativa do Brasil de 1988, na disciplina de História, ministrada nas escolas do município de Sete Lagoas e dá outras providências, de autoria do vereador Milton Martins (PSC).

Anteprojeto de Lei nº 316/2018, que dispõe sobre o oferecimento de alimentação diferenciada às crianças portadoras de diabetes, hipertensão arterial, doenças celíacas e intolerância à lactose na merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino e creches conveniadas, de autoria do vereador Zé do União (PSL).

Anteprojeto de Lei nº 337/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de detector de metais em casas de show, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 340/2018, que institui que a rede bancária do município deve disponibilizar sistema de senhas em braile e áudio, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV)

Anteprojeto de Lei nº 348/2018, que dispõe sobre a criação do programa de identificação de logradouros públicos, de autoria do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 350/2018, que dispõe sobre a criação de bicicletários públicos no município de Sete Lagoas, também de Rodrigo Braga.

Anteprojeto de Lei nº 351/2018, que torna obrigatória nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços do município de Sete Lagoas a manutenção de exemplar da Lei Federal 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão guia e dá outras providências, de autoria de Rodrigo Braga

Anteprojeto de Lei nº 356/2018, que autoriza doação de imóvel à associação Ivone Pedro Lanza – IPELDOWN, de autoria do vereador Euro Andrade (PP)

Substitutivo nº 001 ao Anteprojeto de Lei nº 358/2018, que dispõe sobre a criação do Observatório de Proteção Integral à Infância e Adolescência, do vereador Rodrigo Braga (PV).

Anteprojeto de Lei nº 361/2018, que cria o programa “nosso bairro limpo” no âmbito do município de Sete Lagoas, de autoria de Rodrigo Braga.

Anteprojeto de Lei nº 373/2018, que altera a Lei nº 8117 de 10 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre o serviço de transporte coletivo de escolares no município de Sete Lagoas e revoga a Lei 7527 de 13 de dezembro de 2007, de autoria do vereador Fabrício Nascimento (PRB).

Anteprojeto de Lei nº 378/2018, que institui no âmbito do município de Sete Lagoas a política pública de práticas restaurativas nas escolas e dá outras providências, de autoria do vereador Fabrício Nascimento.

Anteprojeto de Lei nº 380/2018, que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico (asfalto borracha) nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas no município de Sete Lagoas e dá outras providências, de autoria do vereador Milton Martins (PSC).

Anteprojeto de Lei nº 386/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento da assistência social às mulheres com deficiência após violência doméstica e dá outras providências, de autoria do vereador João Evangelista (PSDB).

Anteprojeto de Lei nº 389/2018, que dispõe sobre a criação do estacionamento solidário no município de Sete Lagoas, de autoria de Marli de Luquinha (PSC)

Anteprojeto de Lei nº 390/2018, que dispõe sobre a proibição da comercialização, distribuição e uso de buzinas de pressão a base de gás propano butano envasado em tubo de aerossol no município de Sete Lagoas, de autoria de Marli de Luquinha.

Anteprojeto de Lei nº 392/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de aviso informativo nos cartórios de registro de imóveis e imobiliárias com sede no município de Sete Lagoas, também de autoria de Marli de Luquinha.

Anteprojeto de Lei nº 393/2018, que dispõe sobre a preferência da imunização de integrantes de grupos de interesse contra o vírus influenza na rede pública municipal de saúde do município de Sete Lagoas, antes de disponibilização das doses excedentes para a população em geral, de autoria de Marli de Luquinha.

Anteprojeto de Lei nº 395/2018, que institui o “programa recomeço” de reinserção social de pessoas em situação de rua e dá outras providências, de autoria da vereadora Gislene Inocência (PSD).

Anteprojeto de Lei nº 398/2018, que dispõe sobre a instalação de no mínimo um (01) aparelho de ginástica adaptado ao uso exclusivo por pessoas com deficiência física nas academias ao ar livre em parques e locais públicos do município de sete lagoas e dá outras providências, de autoria do vereador Zé do União.

 


Outras notícias...

TV Câmara de Sete Lagoas motiva visita de vereadores de Conceição do Mato Dentro
TV Câmara de Sete Lagoas motiva visita de vereadores de Conceição do Mato Dentro
20/03/2019
Veja a notícia completa
Reabertura da Sumad gera grande debate em Reunião Ordinária, na Câmara
Reabertura da Sumad gera grande debate em Reunião Ordinária, na Câmara
20/03/2019
Veja a notícia completa
Estudo hídrico sobre a bacia da cidade será apresentado em Reunião Especial sobre a água
Estudo hídrico sobre a bacia da cidade será apresentado em Reunião Especial sobre a água
19/03/2019
Veja a notícia completa
Corrida dos garis, distribuição de óculos e entrada de gestantes pela porta de trás são alguns textos na pauta da Câmara
Corrida dos garis, distribuição de óculos e entrada de gestantes pela porta de trás são alguns textos na pauta da Câmara
18/03/2019
Veja a notícia completa
Sessão solene comemora um ano de Pelc em Sete Lagoas
Sessão solene comemora um ano de Pelc em Sete Lagoas
15/03/2019
Veja a notícia completa
Estudantes de direito têm “aula” na Câmara ao acompanharem licitação
Estudantes de direito têm “aula” na Câmara ao acompanharem licitação
14/03/2019
Veja a notícia completa
Marcelo Cooperseltta foi indicado líder do Executivo na Câmara
Marcelo Cooperseltta foi indicado líder do Executivo na Câmara
13/03/2019
Veja a notícia completa
APL em pauta na Câmara quer fomentar talentos em escolas do município
APL em pauta na Câmara quer fomentar talentos em escolas do município
11/03/2019
Veja a notícia completa
Paróquia de Santana e São Joaquim é homenageada pelos 80 anos
Paróquia de Santana e São Joaquim é homenageada pelos 80 anos
08/03/2019
Veja a notícia completa
Vereadores avaliam, em comunicação pessoal, renúncia de Leone ao cargo de prefeito
Vereadores avaliam, em comunicação pessoal, renúncia de Leone ao cargo de prefeito
08/03/2019
Veja a notícia completa
Presidente do Legislativo empossa Duílio de Castro no cargo de prefeito
Presidente do Legislativo empossa Duílio de Castro no cargo de prefeito
08/03/2019
Veja a notícia completa
Câmara apresenta carta de renúncia de Leone Maciel
Câmara apresenta carta de renúncia de Leone Maciel
07/03/2019
Veja a notícia completa
Vereadores cobram e secretário marca reunião com moradores por problemas no CDD e Tamanduá
Vereadores cobram e secretário marca reunião com moradores por problemas no CDD e Tamanduá
01/03/2019
Veja a notícia completa
Vereadores do PJ aprovam pauta e ouvem secretário, em Reunião Ordinária
Vereadores do PJ aprovam pauta e ouvem secretário, em Reunião Ordinária
28/02/2019
Veja a notícia completa
Por unanimidade, vereadores aprovam código de ética da Câmara
Por unanimidade, vereadores aprovam código de ética da Câmara
27/02/2019
Veja a notícia completa
27/02/2019 Paróquia Santana celebra 80 anos com homenagem da Câmara
Segunda mais antiga de Sete Lagoas, a paróquia Santana, no bairro Boa Vista, completou 80 anos no último dia 1 de janeiro. Fundada em 1939, a paróquia, que surgiu após... Leia +
26/02/2019 Presidente sugere trancar pauta do Executivo na Câmara por negociação de salários atrasados
Os servidores municipais que lotaram o plenário da Câmara Municipal para Audiência Pública que debateu a situação da categoria saíram frustrados com a falta de propostas concretas por parte do... Leia +
20/02/2019 Vereador segue orientação e retira de pauta requerimento sobre cassação do prefeito
Ainda não foi esta semana que a Câmara apreciou o Requerimento 1519/2019 do vereador Milton Martins (PSC) que pede a criação de uma Comissão Processante “cujo objeto seja a cassação... Leia +
19/02/2019 Definidas as comissões permanentes da Câmara para o biênio 2019/2020
Foi publicado, nessa segunda-feira (18), no diário oficial do Legislativo, o Ato 26.527/2019 que nomeia as oito “comissões permanentes da Câmara Municipal de Sete Lagoas para o biênio 2019/2020 e... Leia +
19/02/2019 Comissão da Câmara costura acordo com transporte coletivo por deficientes
A comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara se reuniu pela primeira vez em 2019, nesta terça-feira (19), para discutir a lei 8826/2018 que "dispõe sobre a concessão do... Leia +
18/02/2019 Legislativo de Nova Lima tem Sete Lagoas como referência em gestão e transparência
Com o objetivo de atualizar processos e modernizar a gestão, o Legislativo da cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, esteve em Sete Lagoas para uma troca... Leia +
18/02/2019 Pauta extensa na Reunião Ordinária dessa terça-feira
Está extensa a pauta de votações da Reunião Ordinária que acontece nessa terça-feira (19), na Câmara Municipal. Mais de três dezenas de textos serão apreciados pelos vereadores durante a sessão... Leia +
15/02/2019 Fabrício Nascimento não é mais líder do Executivo na Câmara
Durante a Reunião Ordinária desta semana a 1ª secretária, Marli de Luquinha (PSC), leu ofício do prefeito Leone Maciel em que o gestor agradece ao vereador Fabrício Nascimento (PRB) durante... Leia +
15/02/2019 “Serviço essencial”, diz usuária sobre internet popular da Câmara
Aberto ao público sempre de segunda a sexta-feira, durante o expediente do legislativo, de 8h às 17h, o departamento de internet popular da Câmara oferece vários serviços à população, além... Leia +
13/02/2019 Câmara vai analisar requerimento que pede cassação do prefeito Leone Maciel
Com aprovação do Plenário da Câmara foi inserido na pauta de votações da Reunião Ordinária dessa terça-feira (12), o Requerimento 1492/2019, do vereador Milton Martins (PSC), para que “seja proposta... Leia +
08/02/2019 Vereadores têm contato com estudo sobre APAs Marinheiro e Machado
O coordenador de geoprocessamento do município, Laudo Luiz, foi o responsável por apresentar aos vereadores, durante Reunião Especial, realizada nessa quinta-feira (07), na Câmara Municipal, o estudo sobre a criação... Leia +
06/02/2019 Sem esconder vontade de trabalho, vereadores fazem primeira Ordinária do ano
Foi bastante movimentada a primeira Reunião Ordinária do ano, na Câmara Municipal. A Mesa Diretora, agora composta pelos vereadores Fabrício Nascimento (PRB) e Rodrigo Braga (PV) nos lugares Euro Andrade... Leia +
05/02/2019 Entrada principal da nova Câmara está aberta ao público
Desde a segunda-feira (04), a entrada principal da nova sede da Câmara Municipal de Sete Lagoas está aberta ao público. Colaboradores e pessoas que buscam atendimento nos gabinetes dos vereadores... Leia +
31/01/2019 Comércios próximos ao Legislativo comemoram acréscimo nas vendas
O movimento de servidores e pessoas que buscam atendimento na sede própria da Câmara Municipal, cerca de 300 a cada novo dia, está ajudando a mudar a realidade de vários... Leia +
28/01/2019 Em processo de expansão, TV Câmara faz sua primeira transmissão externa ao vivo
A grande decisão da Copa Eldorado de futebol amador, na Arena do Jacaré, no sábado (26), entrou para a história da cidade não só pelo eletrizante campeonato que foi decidido... Leia +
21/01/2019 Câmara reduz ainda mais gastos com aluguel de veículos
No último dia 10 de janeiro foi realizado, na Câmara Municipal, o processo licitatório número 40 - modalidade pregão presencial 37, para a locação de veículos voltados para atividades dos... Leia +
28/12/2018 Por meio de PLO que partiu da Câmara, FASASETE abre inscrições para bolsas de estudo
Interessados em seguir carreira no direito podem concorrer a vagas, com bolsas de estudo de até 100%, oferecidas pelas Faculdades Santo Agostinho (FASASETE), campus Sete Lagoas. As bolsas de estudo... Leia +
21/12/2018 Gestão administrativa conclui mandato com metas efetivadas
“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. A letra da música Prelúdio, de Raul Seixas, cai... Leia +
19/12/2018 Fechamento de ano parlamentar tem pauta aprovada e alto índice de produtividade
Foi aprovada com tranquilidade pelos vereadores a pauta da última Reunião Ordinária de 2018. O segundo vice-presidente Renato Gomes (PV) foi quem conduziu os trabalhos. Caramelo (PRB) estava ausente no... Leia +
18/12/2018 Câmara entrega diplomas de mérito e título de cidadania honorária para destaques da cidade
Pessoas que se destacam nos mais variados ramos de atuação em Sete Lagoas foram homenageadas pela Câmara Municipal. Empresários, educadores, autônomos, líderes religiosos e garis foram lembrados pelos vereadores e... Leia +
17/12/2018 Números comprovam aumento no trabalho dos vereadores em 2018
Ano após ano os vereadores de Sete Lagoas comprovam que as últimas administrações da Câmara Municipal acertaram em adotar modernas e eficientes ferramentas de gestão pública. Prova disso é o... Leia +
14/12/2018 Cláudio Caramelo é reconduzido para mais um biênio à frente da Mesa Diretora
A chapa Credibilidade e Transparência venceu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal com dez votos. O atual presidente Cláudio Caramelo (PRB) será reconduzido para novo mandato a... Leia +
13/12/2018 Parlamento Jovem mostra a que veio e tem projeto transformado em lei
Foi sancionada pelo prefeito Leone Maciel, no dia 26 de novembro de 2018, a Lei 8.880 que institui a “semana municipal de combate a intolerância religiosa”. A campanha será realizada... Leia +
12/12/2018 Pauta aprovada em Reunião com uso da tribuna do povo pela primeira vez
A “tribuna do povo” foi usada pela primeira vez no novo plenário da Câmara durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (11). O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)... Leia +
12/12/2018 Em Reunião Especial vereadores discutem gratuidade e entregam moções, na Câmara
O vereador Renato Gomes entregou 11 moções de congratulação durante Reunião Especial realizada no Plenário da Câmara Municipal. A maioria das homenagens foi para atletas de artes marciais vencedores de... Leia +