Pular para conteúdo principal

Notícias

Executivo presta contas do 2° quadrimestre fiscal de 2018, para vereadores

Postado em 27/11/2018 - Marcelo Paiva
 

O 2° quadrimestre fiscal do Executivo foi apresentado aos vereadores durante Audiência Pública realizada, no novo Plenário Deputado Wilson Tanure, nessa segunda-feira (26). A Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC) é a responsável pelo evento que teve presidência do vereador Milton Martins (PSC) e é composta ainda pelos vereadores Gonzaga (PSL) e Renato Gomes (PV).

O trabalho, o primeiro oficial do novo Plenário da Câmara, foi iniciado com a apresentação do relatório da gestão fiscal feito pela secretaria de Administração. O objetivo da Audiência é demostrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais no período entre os meses de maio e agosto.

De acordo com a apresentação feita pela técnica fiscal Ivonete Fernanda, a receita total foi de $418,3 milhões, um aumento de $39,5 milhões em comparação para o mesmo período do ano passado. Na época foram contabilizados $570 milhões e agora o balanço fechou em $611 milhões. A despesa total empenhada foi de $514,3 milhões e a liquidada (já paga) foi pouco superior aos $300 milhões.

A arrecadação total do município no ano passado foi de $717 milhões contra $687 milhões previstos para este ano. Desse valor, o percentual de 53% é consumido pela folha de pagamento. O que foi criticado por Milton Martins. “Tem que ter o enxugamento. Se não fizermos o dever de casa e reduzirmos a folha não vamos conseguir”.

Se antecipando e com o pensamento já no 3° quadrimestre, Milton Martins pediu uma projeção de gastos até o final do ano. O vereador Rodrigo Braga (PV) cobrou a redução dos cargos de indicações políticas, “muitos deles ocupados por pessoas incompetentes”. Gonzaga propôs uma reunião com o prefeito para que seja esclarecida a questão dos cargos indicados por políticos.

A vereadora Gislene Inocência (PSD) defendeu a medida e disse que está “inteiramente a favor. A gente sabe que o desemprego vai aumentar, mas não há outra saída”, entende.

SAAE

O gerente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Aislan Teixeira, apresentou uma receita corrente líquida de $6,2 milhões mensais o que superou a expectativa de arrecadação que girava em torno de $5,8 milhões. O número foi alcançado “graças a medidas administrativas que foram impactantes para esse resultado. Para nossa surpresa a receita arrecadada superou a receita prevista. É uma evolução com relação aos trabalhos realizados”, comemorou.

Dos $25 milhões arrecadados durante o 2° quadrimestre, $9 milhões foram revertidos para a quitação da folha, a maior despesa da autarquia. A gerente de projetos, Nuna Oliveira, apresentou alguns avanços conquistados com construção e finalização de alguns novos poços e lamentou a paralisação da obra da Estação de Tratamento Esgoto (ETE).

A justificativa foi um pedido de aditivo ao contrato feito pela empresa responsável pela obra. O Executivo suspendeu o acordo e estuda novas possibilidades para que, até janeiro, os trabalhos tenham continuidade. Milton Martins sugeriu que seja levantada a possibilidade de o próprio SAAE realizar a empreitada.

SAÚDE

Os números da secretaria municipal de Saúde foram apresentados pelo contador da pasta, Giovani França. De acordo com o técnico, foram arrecadados no 2° quadrimestre $267 milhões que são dispensados para custeio das atividades que compreendem a assistência em Sete Lagoas e região.

As três esferas de governo contribuem para a fonte de recursos da pasta. O governo federal entra com a maior parte, $55 milhões, $5 milhões são provenientes do Estado e outros $ 65 milhões saem do tesouro municipal. A folha de pagamento gira em torno de $72 milhões e 29% é o percentual da receita municipal aplicada na saúde.

MEIO AMBIENTE

O secretário de Meio Ambiente, Nadab Abelin, destacou, em agosto, a abertura da sede própria da secretaria que vai deixar de gastar, até o fim da gestão, $700 mil com o pagamento de aluguel.

Perguntado pelo vereador Fabrício Nascimento (PRB), Nadab falou que está em andamento a instalação de equipamentos que vão fazer a medição dos níveis de poluição expelidos por siderúrgicas instaladas no bairro Boa Vista. “Acredito que de 30 a 40 dias o serviço esteja concluído”, prevê.

A vereadora Gislene cobrou por mais ações de educação ambiental em regiões da cidade. Milton Martins sugeriu que pessoas reincidentes sejam multadas. O vereador citou exemplo onde motoristas descartaram entulhos na estrada para Estiva. “São mal-educados. Deviam ser multados”.

FUMEP

A Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) encerrou a primeira parte dos trabalhos, no fim da manhã. De acordo com a técnica do departamento de contabilidade, Cláudia Dias, a entidade orçou em $8 milhões a despesa com pessoal. Desse valor, $6 milhões foram empenhados. A FUMEP tem hoje, ainda de acordo com Cláudia, 900 alunos matriculados.

OBRAS

Na segunda parte dos trabalhos, já à tarde, o secretário municipal de Obras Públicas, Vítor Dias, passou um panorama da pasta e elencou algumas obras executadas. Um dos destaques foram as ligações de pontos de iluminação pública efetivados na avenida Cornélio Viana. Quase $1 milhão, de acordo com o gestor, já foi investido no local. Na cidade já foram mais $4 milhões destinados para a iluminação.

Dos mais de 31 mil pontos de iluminação, oito mil já sofreram manutenção, segundo Vítor. O secretário lamentou que “muita gente ainda liga para a Cemig para pedir o reparo ou manutenção na iluminação pública, como falta de luz ou lâmpada quebrada”. O serviço, há mais de dois anos, é de responsabilidade do município.

Sobre o serviço de tapa-buraco foi dito que mais de 1.230 pedidos já foram atendidos no período do 2° quadrimestre. “Ainda faltam cerca de dois mil pedidos para serem atendidos”, disse. Ainda sobre obras de pavimentação $900 mil já foram depositados como forma de contrapartida.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Na sequência ocupou o espaço o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Léo Lobato, que enfatizou os 23% de economia apurados pela pasta em relação ao custo operacional. Outra conquista citada foram os mais de 45 negócios que já foram fomentados a partir da sala mineira do empreendedor, efetivada no segundo semestre. “Tem desempenhado um papel muito importante”, avalia.

Uma das metas apresentadas é transformar o agricultor urbano em agricultor familiar com acesso a crédito e às políticas públicas para convênio de sustentabilidade e introduzir a cultura de cooperação. “Redes de supermercados da cidade compram carretas de hortaliças, porque não comprar no município”, questionou.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Representando o secretário Paulo França, a superintendente Delma Sales destacou o que fez a Assistência Social nos últimos quatros meses. Foi destacado todo o trabalho de acolhimento, manutenção dos serviços, entre outros. Para o acolhimento institucional, por exemplo, foi realizado 62% do trabalho previsto com cerca de $300 mil empenhados. “São cerca de 170 servidores, a maioria de efetivos e poucos contratados”, disse Delma.

Outros números apresentados foram o de $1,5 milhão para remuneração de pessoal, $150 mil para manutenção dos conselhos tutelares e $312 mil para custeio do restaurante popular que serviu cerca de 54 mil refeições. Todos os valores já foram empenhados.

CULTURA E JUVENTUDE

O gestor da pasta, Anderson Cléber, acompanhado do adjunto, Alan Keller, apresentou o valor de $440 mil que foi pulverizado nos mais de 15 eventos organizados pela Cultura ao longo do período. Para Alan, o “valor é muito inferior ao que a cidade recebeu em troca em todos os eventos”. Um exemplo dado foi que na Feira da Paz “tinha ônibus de todas as cidades da região”, completou.

Anderson lamentou o momento de crise do município que impossibilita investimentos maiores, mas valorizou o que foi feito apesar de todas as dificuldades. Alguns dos projetos em execução citados foram o do memorial Zacarias que será construído e está em fase de licitação, a biblioteca criativa e a final do projeto Sete Cantos que está “revelando artistas que até então estavam no anonimato”.

SEGURANÇA, TRÂNSITO E TRANSPORTE

O valor arrecadado com multas, mais uma vez, chamou a atenção nos dados colocados pelo secretário Wagner Oliveira. No período que abrange a Audiência foram $5,9 milhões. A maior arrecadação no período foi em julho com $1,8 milhão. Nos outros meses a média que chegou aos cofres foi de $1,3 milhão. A despesa para manutenção da pasta girou em torno de $550 mil mensais. “A gente praticamente quase que triplicou a arrecadação com as intervenções e inserções que fizemos”.

Uma das novidades é que o valor arrecadado com multas já está sendo revertido para manutenção viária da cidade. “Fruto disso a gente vê agora uma operação gigante tapa-buraco graças ao recurso das multas”, disse o secretário que adiantou, sem dar detalhes, que grandes projetos serão executados em breve.

ESPORTE E LAZER

O técnico administrativo Luís Fernando Lanza, representou o secretário Fabrício Fredereghi, e elencou todas as atividades realizadas com os $90,3 mil que foram investidos pela pasta nos últimos quatro meses. A vereadora Gislene (PSD) corroborou pergunta de Milton Martins sobre continuidade do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). De acordo com Luís Fernando, o projeto não vai parar porque o “PELC de Sete Lagoas é referência para o Brasil”.

Em seguida Milton Martins encerrou os trabalhos e agradeceu a toda equipe do Executivo que se revezou ao longo do dia nos esclarecimentos. O vereador destacou o aprimoramento e zelo de todos os envolvidos nos trabalhos. Renato Gomes (PV), Rodrigo Braga (PV) e Gonzaga (PSL) também participaram dos trabalhos durante todo o dia de trabalho.

 


Outras notícias...

Por meio de PLO que partiu da Câmara, FASASETE abre inscrições para bolsas de estudo
Por meio de PLO que partiu da Câmara, FASASETE abre inscrições para bolsas de estudo
28/12/2018
Veja a notícia completa
Gestão administrativa conclui mandato com metas efetivadas
Gestão administrativa conclui mandato com metas efetivadas
21/12/2018
Veja a notícia completa
Fechamento de ano parlamentar tem pauta aprovada e alto índice de produtividade
Fechamento de ano parlamentar tem pauta aprovada e alto índice de produtividade
19/12/2018
Veja a notícia completa
Câmara entrega diplomas de mérito e título de cidadania honorária para destaques da cidade
Câmara entrega diplomas de mérito e título de cidadania honorária para destaques da cidade
18/12/2018
Veja a notícia completa
Números comprovam aumento no trabalho dos vereadores em 2018
Números comprovam aumento no trabalho dos vereadores em 2018
17/12/2018
Veja a notícia completa
Cláudio Caramelo é reconduzido para mais um biênio à frente da Mesa Diretora
Cláudio Caramelo é reconduzido para mais um biênio à frente da Mesa Diretora
14/12/2018
Veja a notícia completa
Parlamento Jovem mostra a que veio e tem projeto transformado em lei
Parlamento Jovem mostra a que veio e tem projeto transformado em lei
13/12/2018
Veja a notícia completa
Pauta aprovada em Reunião com uso da tribuna do povo pela primeira vez
Pauta aprovada em Reunião com uso da tribuna do povo pela primeira vez
12/12/2018
Veja a notícia completa
Em Reunião Especial vereadores discutem gratuidade e entregam moções, na Câmara
Em Reunião Especial vereadores discutem gratuidade e entregam moções, na Câmara
12/12/2018
Veja a notícia completa
Servidores comemoram sede própria e novo local de trabalho
Servidores comemoram sede própria e novo local de trabalho
11/12/2018
Veja a notícia completa
Câmara devolve mais $1,5 mi ao Executivo que acata sugestão para amenizar servidores
Câmara devolve mais $1,5 mi ao Executivo que acata sugestão para amenizar servidores
06/12/2018
Veja a notícia completa
Câmara se mobiliza e vai à Assembleia por dívida de mais de R$ 110 milhões
Câmara se mobiliza e vai à Assembleia por dívida de mais de R$ 110 milhões
05/12/2018
Veja a notícia completa
Comissão de Saúde da Câmara se empenha por atendimento hematológico no HNSG
Comissão de Saúde da Câmara se empenha por atendimento hematológico no HNSG
05/12/2018
Veja a notícia completa
Prefeito prestigia Reunião Ordinária e pede para prestar contas do município no Legislativo
Prefeito prestigia Reunião Ordinária e pede para prestar contas do município no Legislativo
05/12/2018
Veja a notícia completa
Plenário da Câmara Municipal recebe Reunião Especial, nessa quinta (06)
Plenário da Câmara Municipal recebe Reunião Especial, nessa quinta (06)
05/12/2018
Veja a notícia completa
03/12/2018 Câmara vota, nesta terça-feira, data de eleição para nova Mesa Diretora
A Mesa Diretora protocolou e terá votado, nessa terça-feira (04), o Projeto de Resolução (PR) 27/2018 que “define data e horária para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal... Leia +
30/11/2018 Vereadores se familiarizam com moderno sistema eletrônico de votação
O sistema de votação eletrônico que será usado na Câmara Municipal de Sete Lagoas foi apresentado aos vereadores nesta quinta-feira (29). Os parlamentares fizeram o cadastro da biometria e simularam... Leia +
29/11/2018 Vereadores do Parlamento Jovem realizam primeira reunião na nova Câmara Municipal
Os vereadores jovens realizaram a primeira reunião na nova sede do Legislativo, na última quarta-feira, 28. Assim como aconteceu com os vereadores na Reunião Ordinária de terça-feira (27), os jovens... Leia +
28/11/2018 Novo Plenário recebe elogios em primeira Reunião Ordinária da nova Câmara
Expectadores, jornalistas, assessores de vereadores, além dos próprios parlamentares não esconderam a satisfação em participar da primeira Reunião Ordinária da nova Câmara Municipal. O plenário, elogiado por todos que participaram... Leia +
28/11/2018 Vereadores aprovam pauta e valorizam estrutura de novo local de trabalho
A maioria dos vereadores que usou a comunicação pessoal na Reunião Ordinária dessa terça-feira (27), primeira no novo Plenário, valorizou o novo espaço de trabalho. Os parlamentares também aprovaram, com... Leia +
27/11/2018 Novo Plenário Dep. Wilson Tanure sedia primeira Reunião Ordinária da nova Câmara
Já aberto ao público, o novo prédio da Câmara Municipal sedia, pela primeira vez, uma Reunião Ordinária. O novo plenário Dep. Wilson Tanure recebe os vereadores, nesta terça-feira (27), a... Leia +
27/11/2018 Executivo presta contas do 2° quadrimestre fiscal de 2018, para vereadores
O 2° quadrimestre fiscal do Executivo foi apresentado aos vereadores durante Audiência Pública realizada, no novo Plenário Deputado Wilson Tanure, nessa segunda-feira (26). A Comissão de Fiscalização Financeira, Orçamentária e... Leia +
27/11/2018 Vereadores Jovens se reúnem em Reunião Ordinária, nessa quarta-feira
A primeira Reunião Ordinária do Parlamento Jovem (PJ) nas novas estruturas da Câmara Municipal acontece nessa quarta-feira (28), a partir das 17h. Para o encontro os vereadores prepararam vários Pedidos... Leia +
23/11/2018 Câmara Municipal adia solenidade de inauguração da sede própria
A Mesa Diretora da Câmara Municipal, devido ao contexto de crise, decreto de calamidade financeira, falta de pagamento e paralisação dos servidores, comunica o adiamento da solenidade de inauguração, que... Leia +
23/11/2018 Audiência Pública será primeiro evento oficial no novo Plenário Wilson Tanure
O novo plenário Wilson Tanure será aberto ao público pela primeira vez na próxima segunda-feira (26) para Audiência Pública onde o Legislativo vai avaliar as contas do 2° quadrimestre do... Leia +
22/11/2018 Atendendo em novo endereço, vereadores aprovam pauta em tom de despedida
Os vereadores de Sete Lagoas já estão atendendo nos novos gabinetes da sede própria da Câmara Municipal de Sete Lagoas, que fica na rua Domingos Louverture, 335, no São Geraldo,... Leia +
22/11/2018 Vereadores têm primeiro contato com novo Plenário em encontro com jornalistas
Os jornalistas que cobrem a rotina do Poder Legislativo da cidade conheceram a sede própria da Câmara Municipal nessa quarta-feira (21). A visita começou no terceiro andar do prédio onde... Leia +
20/11/2018 Câmara Municipal não terá atendimento ao público no restante desta semana
Em virtude da mudança dos departamentos para a nova sede da Câmara Municipal, que fica na rua Domingos Louverture, 335, no centro, atrás da rodoviária, o expediente no Legislativo será... Leia +
19/11/2018 Câmara Municipal está comprometida com conclusão de reforma do teatro Redenção
Com mais de 90% das obras concluídas, a revitalização do teatro Redenção, mais antigo espaço cultural da cidade datado de 1901, está próxima do fim. Os recursos da primeira etapa... Leia +
12/11/2018 APL em votação prevê disponibilização de álcool por vendedores de alimentos
Um dos Anteprojetos de Lei (APL) em votação durante a Reunião Ordinária que acontece nessa terça-feira (13), na Câmara, prevê a obrigatoriedade dos comerciantes de alimentos, disponibilizarem a seus consumidores... Leia +
08/11/2018 Executivo apresenta alterações em textos sobre parcelamento, uso e ocupação do solo e adianta realização de nova Audiência Pública
Alterações propostas pelo Executivo nos Projetos de Lei Complementar (PLCs) 11/2018, 12/2018 e 17/2018, que tratam das leis de uso, ocupação e parcelamento do solo da cidade foram apresentadas durante... Leia +
08/11/2018 Sistema que controla fluxos na secretaria de saúde é detalhado na Câmara, em Audiência
Gestão, transparência e economia. Essas foram as palavras mais usadas pelo secretário municipal de Saúde, Magnus Silva, na abertura da Audiência Pública que apresentou o processo de informatização dos fluxos... Leia +
07/11/2018 Vereadora jovem emplaca projeto que está perto de se transformar em lei
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 361/2018 que “institui a semana municipal de combate a intolerância religiosa” foi aprovado durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira (06), na Câmara. Protocolado como... Leia +
07/11/2018 Vereadores aprovam pauta e cidadania honorária a pares não nascidos na cidade
Todos os 36 projetos colocados na pauta de votações da Reunião Ordinária dessa terça-feira (06) foram aprovados pelos vereadores. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 324/2018 que “institui o dia... Leia +
31/10/2018 Vereadores lamentam falecimento do comunicador Rozalvo faria, durante Reunião Ordinária
A morte do comunicador Rozalvo Faria, nessa terça-feira (30), foi muito lamentada durante a Reunião Ordinária desta semana. Todos os vereadores que usaram a comunicação pessoal lembraram de passagens com... Leia +
31/10/2018 Fórum dos Conselhos realizado pela Câmara é marco para entidades
“Quanto mais a gente dialogar, mais resultados vamos alcançar”. A fala da representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rachel Branco, vai ao encontro do que pretende... Leia +
26/10/2018 Vereadores do Parlamento Jovem alertam sobre eleições no domingo
As eleições do próximo domingo (28) deram o tom da segunda Reunião Ordinária do Parlamento Jovem, realizada no plenário da Câmara Municipal, na última quinta-feira (25). Os vereadores jovens que... Leia +
26/10/2018 Homenagem à Familia Madre Paulina e presença da Assistência Social, em Reunião Especial
Com atuação destacada em benefício dos menos favorecidos em troca apenas do bem-estar do próximo, a Família Madre Paulina (Famapa) foi homenageada na Câmara, durante Reunião Especial, nessa quinta-feira (25).... Leia +
25/10/2018 Transformado em lei, Dia do Estagiário é celebrado pela Câmara e poder Executivo
Valorizar quem muito contribui, mas pouco aparece. Além de incentivar na formação para que, no futuro, se transformem em profissionais de excelência. Esses são apenas alguns dos objetivos que motivaram... Leia +
25/10/2018 50 anos do Serpaf foi marcado por homenagem realizada pela Câmara Municipal
A emoção foi um traço marcante durante toda a solenidade em comemoração aos 50 anos de existência do Serviço Promocional de Assistência à Família (Serpaf). A homenagem foi realizada na... Leia +