Em dois dias de trabalho Executivo detalha ações em Audiência, na Câmara

Publicado em 11/04/2019 - Marcelo Paiva

O 3° quadrimestre fiscal do Executivo do ano de 2018 foi apresentado aos vereadores durante dois dias de trabalho nesta semana em Audiência Pública. O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC), vereador Milton Martins, foi o responsável por direcionar os trabalhos que acontecem em atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A técnica contábil Ivonete Fernanda foi quem abriu os trabalhos ao apresentar os dados dos relatórios de gestão fiscal do município. A folha de pagamento dos servidores municipais no período custou R$ 312 milhões, o que corresponde a 54,64% do recurso arrecadado. “O índice está abaixo do legal que é de 60%”, de acordo com a técnica.

Ainda na apresentação da técnica foi revelado que os restos a pagar do município subiram de R$ 39 milhões em 2017 para pouco mais de 180 milhões em 2019. Para controlador da Câmara, Gilmar Júnior, “é preocupante”. Já a dívida consolidada do município gira em torno de R$ 356 milhões.

Depois da apresentação dos relatórios Milton Martins pontuou que “os gastos estão altos, mesmo com a redução que a gente prevê este ano. Fica difícil administrar com qualquer índice acima dos 40%”. O vereador entende que “é preciso reduzir de 20% a 30% na folha de pagamento. O problema é o excesso de contrato. É preciso fazer uma reestruturação nas secretarias”, decretou.

Na sequência foi a vez do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) apresentar uma arrecadação de R$ 26 milhões nos quatro meses do período estudado. Do total, 41% é usado para quitação da folha de pagamento. O gerente Aislan Teixeira detalhou os gastos e disse que a autarquia hoje não tem poder de investimento, “vai tudo para o custeio da máquina”. O vereador Gilson Liboreiro disse que “é preciso estudar uma maneira de aumentar a receita e diminuir despesa”.

Ainda no primeiro dia dos trabalhos, quarta-feira (10), representantes das secretarias de Saúde e Educação ocuparam o plenário para levar as informações aos vereadores. O secretário Francis Henrique, antes das informações, pediu ajuda da população para medidas e ações para conter o avanço da dengue na cidade. “Estamos no caso três o que pressupõe uma epidemia”.

Sobre os dados fiscais foi informada uma receita líquida total de 117 milhões para uma despesa de R$ 217 milhões. Francis esclareceu que estuda uma forma de tornar o serviço mais eficiente, mas ainda não encontrou uma saída. “Não tem como. Não tem como reduzir serviço. Nos próximos dias vamos colocar algumas unidades de saúde funcionando até 21h. É mais custo para o município”, revelou.

A servidora efetiva, Vânia Tavares, foi a responsável por elencar algumas ações que consumiram R$ 40 milhões pela Educação municipal que tem um aparato de 52 escolas para pouco mais de 16 mil alunos matriculados. A pasta foi a última no primeiro dia de trabalho.

Já na quinta-feira (11) foi a vez das pastas de Administração, Obras, Desenvolvimento Econômico, que ficou de apresentar um relatório detalhado das atividades, e Cultura finalizar a primeira parte dos trabalhos. O secretário Mauro Cléber abriu a sessão e detalhou o gasto de R$ 37 mil para as atividades de rotina administrativa da prefeitura.

Na Cultura, Alan Keller destacou os eventos realizados pela secretaria com ênfase para a Bienal do Livro orçada inicialmente em mais de R$ 200 mil e que foi efetivada com pouco mais de R$ 70 mil do município. “Um evento que realmente entrou para a história da cidade”, disse.

E a secretaria de Obras discriminou os gastos entre os departamentos e também com a taxa de iluminação pública. O maior valor apresentado foi o de pouco mais de R$ 840 mil que foram usados em operações tapa buraco.

A Audiência Pública de prestação de contas do 3° quadrimestre fiscal do Executivo será encerrada na próxima segunda-feira (15). Os vereadores Renato Gomes e Gonzaga (PSL), membros da CFFOTC, acompanharam detalhadamente todas as atividades da “Audiência Pública mais importante de todas”, como classificou Milton Martins.

De volta ao Plenário, vereadores aprovam pauta em primeira Reunião presencial da Legislatura
03/08/2021
Reuniões presenciais na Câmara serão retomadas, nesta terça-feira (03), com pauta cheia para os vereadores
02/08/2021