Câmara Municipal de Sete Lagoas tem índice de transparência de 88,91%
Dados foram publicados pela Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP)
Publicado em: 31/03/2025

A Câmara Municipal de Sete Lagoas é padrão ouro quando o assunto é transparência das ações do Legislativo. Na última divulgação feita no Radar da Transparência Pública, do Programa Nacional de transparência Pública (PNTP), liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Poder Legislativo de Sete Lagoas atingiu 88,91% no índice de transparência relativo a 2024, sendo que a média nacional de transparência no Brasil em 2024 foi de 63,94%.
Entre os critérios avaliativos, a Câmara de Sete Lagoas foi pontuada em 100% nos itens de transparência como: acessibilidade do portal; despesa do órgão; informações institucionais; informações prioritárias; licitações; ouvidoria. Foram pontuadas em mais de 80% informações da Câmara relativas às diárias; atividade finalística; obras e receita. Conforme o presidente da Câmara de Sete Lagoas, Ivan Luiz (PDT), a alta pontuação demonstrou a responsabilidade do Poder Legislativo de Sete Lagoas ao dar transparência em todas as ações realizadas e garantir acesso pleno do cidadão às estas informações. “A Câmara tem comprovado sua seriedade ao longo dos anos e este resultado é uma forma de mostrar para a população que estamos mesmo trabalhando duro para que todos tenham acesso às principais informações aqui produzidas. Porque o cidadão tem o direito de saber o que fazemos, como fazemos e como gastamos o dinheiro público”, afirmou.
Para 2025/2026, outras ações estão sendo implementadas para garantir uma pontuação ainda melhor nos próximos anos. O presidente ressalta os investimentos no site da Câmara para tornar a experiência ainda mais satisfatória. “Já fizemos várias alterações, muitos ícones, inclusive, já estão em pontos estratégicos para serem encontrados com maior facilidade. Também disponibilizamos no portal a rádio e a TV Câmara, para que o cidadão possa ouvir e assistir às notícias sobre o Poder Legislativo, e também sobre o município de uma forma geral, sem precisar sair do site da Câmara”, avisa o presidente. As alterações estão sendo realizadas, mas o cidadão quando acessar o site já poderá observar as mudanças.
O PNTP é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.