Visita Orientada na Câmara Municipal integrou ações do “Abril Azul”

Programa da Câmara visa ampliar conhecimento sobre o Poder Legislativo

Publicado em: 02/04/2025

Visita Orientada na Câmara Municipal integrou ações do “Abril Azul”

A Câmara Municipal se encheu de convidados que participaram do Programa Visita Orientada, na manhã e também na parte da tarde desta quarta-feira (02), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e mães atípicas, conheceram mais de perto o funcionamento, deveres e ações da Câmara Municipal.

O vereador Divaldo Capuchinho, padrinho do dia, ressaltou a importância do Legislativo e dos vereadores no apoio à causa autista e na disseminação de informações para diminuir o preconceito. “Neste mês que é dedicado às campanhas sobre o autismo, nós esperamos que além dessa nossa ação no dia de hoje, tenhamos várias outras, tanto aqui na Câmara quanto pela cidade, e a partir daí, nós esperamos que realmente as informações sobre as pessoas que têm TEA sejam realmente divulgadas, para diminuir ou até mesmo banir a discriminação e, dessa forma, acolher e incluir”, pontuou o vereador.

Para Thais Guimarães, mãe do pequeno Henrique, presidente e advogada da Associação de Apoio à Inclusão Álvaro Campos, a visita foi importante como vitrine à causa autista. “Eu acho essa ação de extrema relevância, visto que hoje é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o que dá muita visibilidade a nós que lutamos por essa causa. Infelizmente, as políticas públicas ainda não estão todas sendo aplicadas, mas a gente acredita que com essa visibilidade, e vocês abrindo as portas da Câmara e dando espaço de fala para a gente, mostrando nossas dificuldades e nos escutando, as lutas se alinham e com certeza faremos um bom trabalho juntos”, disse.

Preocupado com a inclusão, e acompanhando o atleta atípico Gabriel Rodrigues, integrante do time do projeto de basquete Falcões 7L, o treinador João Augusto ressaltou uma evolução progressiva na performance do jovem, vislumbrando uma possibilidade de levá-lo à campeonatos, tão logo a equipe da categoria Sub-15 esteja completa. “Nós tivemos a grande felicidade de receber o atleta atípico, que é o Gabriel, e ele tem demonstrado uma evolução muito boa nos treinos, tem participado de várias ações que a gente tem feito com o time, e assim que a categoria que ele joga estiver completa, nossa intenção é de levá-lo a participar de torneios e outros tipos de ações”, garantiu o treinador.

A professora, pedagoga e também mãe atípica, Regina Aguiar, enalteceu a visita como um dia acolhedor e inspirador quanto à inclusão. “Hoje foi um dia encantador, foi um dia diferente, foi o dia de maior acolhimento que eu já vivi enquanto mãe atípica. Na minha situação, que além de ser mãe atípica eu sou mãe adotiva, os julgamentos são muitos. Então, esse dia vem como um bálsamo na minha vida, porque abrir o olhar para esse público autista é importante para despertar a empatia naqueles considerados pessoas normais. O dia hoje foi perfeito!”, comemorou.

Na parte da tarde, outros convidados com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes também estiveram na Visita Orientada. Ainda contemplando as atividades do “Abril Azul” neste sábado (05), às 9h, a lagoa do Cercadinho servirá de cenário para um piquenique organizado pela “Associação de Apoio à Inclusão Álvaro Campos”, com objetivo de promover a confraternização e para troca de experiências.