Aprovada em segundo turno proposta que busca preservar imóvel da Escolinha da Cemig para Sete Lagoas

Publicado em 04/06/2024 - Bruno Policarpo

Foi aprovado em segundo turno, durante reunião extraordinária, ocorrida no último dia 31, Projeto de Lei número 9 de 2024. O PL altera a Lei Complementar número 209 de 2017, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo em Sete Lagoas.  A proposta visa evitar que a Univercemig, também conhecida como “escolinha da Cemig”, seja privatizada e alvo da especulação imobiliária para construção de um parque industrial ou mesmo transformada em área residencial.

A proposta conta com o apoio e assinaturas do vereador Caio Valace (PDT), presidente da Câmara Municipal, dos vereadores Eraldo da Saúde (PSB), Gilson Liboreiro (SD), Ismael Soares (PSB), Ivan Luiz (PDT), Janderson Avelar(MDB), João Evangelista(PMN), José de Deus (REP) e Silvia Regina(Rede). Diante das denúncias de deterioração do prédio da UniverCemig, inclusive por uma comitiva da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), lideranças locais estão se unindo para tentar reverter a situação. A campanha, liderada pelo vereador Caio Valace, busca apoio para que o terreno volte a ser patrimônio de Sete Lagoas e evite que possa ser privatizado.

Dentro dessa área, existem construções de edifícios e galpões destinados à promoção do ensino para alunos de cursos profissionalizantes. Em 2024, a Cemig teve a diretiva de desativar a Univercemig e dar outra finalidade ao imóvel.

Em outra frente, a Câmara Municipal de Sete Lagoas enviou uma indicação ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e ao Conselho de Administração da CEMIG, propondo a doação ou cessão do imóvel. A indicação foi assinada pelo vereador Caio Valace, autor da proposta, e pelos vereadores Rodrigo Braga, Gilson Liboreiro, Silvia Regina, Roney do Aproximar, Ivson Gomes, Eraldo da Saúde, Marli de Luquinha, João Evangelista, Ismael Soares e Ivan Luiz.

Paralelo a isso, o vereador Caio Valace também vem mobilizando autoridades e a população para que assine a petição pública (no Google) denominada “A Escolinha da Cemig É Nossa”, para que o terreno volte para o município.

Alô Bombeiro: Cabo Machado fala sobre abelhas e marimbondos. Como agir diante do risco?
09/02/2023
ÁUDIO: Momento
ÁUDIO: Momento 'Dirija suas finanças' com Bruno Hermann na Rádio Câmara
09/02/2023
Câmara Municipal retoma reuniões com aprovação do Bolsa Moradia Emergencial
O programa
O programa 'EM PAUTA' da Rádio Câmara entrevistou o vereador José de Deus
Vereadora Carol Canabrava participou do programa ‘Em pauta’ da Rádio Câmara
Visualizar a notícia completa
ÁUDIO: Gilberto Avelar (PROCON) fala sobre Seguro e Proteção Veicular. Ouça!
06/02/2023
Visualizar a notícia completa
ÁUDIO: Vereador Rodrigo Braga ressalta pauta da educação em entrevista para a Rádio Câmara
06/02/2023
A verdade sobre o atual cenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas
03/02/2023
Visualizar a notícia completa
Cordão das poderosas se prepara para brilhar no pré carnaval de Sete Lagoas
01/02/2023
Presidente da Câmara de Curvelo visita sede do poder legislativo de Sete Lagoas
31/01/2023
Câmara Municipal sedia reunião para tratar da concessão da MG-424
30/01/2023
Visualizar a notícia completa
ÁUDIO: Iêda Dias do Bloco BV (Cordão do Constantino) relembra história e trajetória do cordão em Sete Lagoas
27/01/2023
Visualizar a notícia completa
AÚDIO: Quadrilha Pueirinha fala sobre agenda de apresentações e expectativas para o ano de 2023
26/01/2023
Visualizar a notícia completa
Presidente da Câmara visita famílias desalojadas e analisa possíveis soluções
25/01/2023
ÁUDIO: O assunto é Pré Carnaval com o Bloco Axé Saudade
24/01/2023
Visualizar a notícia completa
ÁUDIO: Aloiz Marinho fala sobre expectativas para apresentação da Escola de Samba no pré carnaval de Sete Lagoas
23/01/2023
Visualizar a notícia completa
ÁUDIO: Bate-papo com Priscila Horta sobre o Pré Carnaval de Sete Lagoas. Ouça!
20/01/2023
Visualizar a notícia completa
Câmara Municipal aprova projetos para adequação da lei no legislativo
20/01/2023