Dia Mundial do Orgulho Autista é lembrado na Câmara Municipal e famílias apontam necessidade de avanços no tratamento e inclusão

Publicado em 20/06/2024 - Bruno Policarpo

Na última terça-feira, dia 18 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista, uma data significativa que visa promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo. Estabelecido em 2005 pela organização Aspies for Freedom, o Dia Mundial do Orgulho Autista busca valorizar a neurodiversidade e reconhecer as habilidades únicas das pessoas no espectro autista.

Em Sete Lagoas, a data foi lembrada durante uma reunião ordinária da Câmara Municipal, onde mães de autistas discutiram a necessidade de avanços no tratamento e inclusão das pessoas com TEA na cidade. Josiane Aparecida do Carmo, mãe de uma menina autista de 7 anos, destacou a falta de profissionais na área da saúde e educação:

“Minha análise sobre como lidam com o autismo em Sete Lagoas é que está faltando muitos profissionais na área da saúde e também nas escolas. Então, considero que é um assunto que precisa ser falado mais. É preciso um olhar mais atencioso para com as crianças autistas. Infelizmente, nas escolas não estão conseguindo achar professor de apoio e as mães estão muito desapontadas com esse não cuidado com o autista” afirmou Josiane.

Já a cantora e ativista Ranny Reis, mãe de um menino autista de 11 anos, ressaltou a importância de mais políticas públicas e de uma maior compreensão sobre o autismo por parte da sociedade:

“Eu mesma já passei por situações onde meu filho ficou agitado, chorando, e algumas pessoas no ambiente não mostraram paciência, olhando com desaprovação. Isso não acontece só comigo, mas com muitas mães, porque há diferentes níveis de espectro, como nível 1, nível 2, nível 3, com diferentes suportes, verbais e não verbais. É fundamental que pessoas sem filhos ou parentes de autistas também estudem sobre o autismo, pois não se trata de uma doença, mas de uma condição que todos precisam compreender melhor” ressaltou Ranny.

A dona de casa, Poliana Campos, mãe de dois filhos autistas, afirmou que o acesso ao tratamento em Sete Lagoas é limitado e defendeu a necessidade de mais profissionais especializados:

“O acesso ao tratamento é extremamente limitado, tanto para crianças quanto para adultos autistas. Pessoalmente, enfrento dificuldades para encontrar psicólogos com a sensibilidade necessária para tratar o autismo. Além disso, não há psiquiatras disponíveis para prescrever medicamentos. A falta desses profissionais é um grande desafio. Aqui em Sete Lagoas, muitos profissionais deixam a cidade em busca de melhores condições de trabalho em outras localidades, devido à remuneração inadequada. Estamos lutando pela inclusão tanto para adultos quanto para crianças, necessitando de fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais especializados, cujos serviços são caros”, destacou Poliana Campos.

Durante a reunião, o vereador Pastor Alcides – um dos grandes defensores da causa - anunciou a inauguração do Centro de Referência do Autismo e Outros Transtornos para o próximo dia 24 de junho. Segundo o vereador, o imóvel, localizado na rua Cândido Azeredo, 108 – Centro, foi alugado e reformado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e contará com uma equipe multidisciplinar para atender pacientes e familiares.

Minha batalha vem de longas datas. As famílias dos autistas estão ansiosas para que isso aconteça e em seu mandato (do prefeito Duílio de Castro) estamos conseguindo. Já, já, permitindo Deus, estaremos aqui inaugurando esta casa, que está sendo muito bem adequada”, informou Pastor Alcides.

O TEA é uma condição neurológica do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. É complexo e variável, englobando diferentes perfis e níveis de funcionamento, o que reforça a importância de reconhecer e valorizar a diversidade autista.

ÁUDIO: Deficiente visual, João Evangelista fala sobre Dia internacional da Síndrome de Down
21/03/2022
ÁUDIO: Projetos em andamento e Audiência Pública na pauta de Caio Valace, na Rádio Câmara
18/03/2022