Câmara promove eleições diretas e Parlamento Jovem é eleito com utilização de urnas eletrônicas: veja resultado

Publicado em 21/05/2024 - Bruno Policarpo

Na última segunda-feira, 20 de maio, as 17 escolas participantes do processo de eleição dos novos vereadores do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sete Lagoas elegeram seus candidatos. Após o período de cadastro das escolas interessadas – em um processo aberto e democrático – os jovens parlamentares assumem em agosto.

Criado em 2018, o processo evoluiu e contou com debate entre os candidatos, propaganda eleitoral nas unidades de ensino e, por fim, a utilização de urnas eletrônicas. A iniciativa foi da atual Mesa Diretora da Câmara de Sete Lagoas. Um termo de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) garantiu o uso de urnas nas eleições.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, ressaltou que se trata de um momento histórico em Sete Lagoas quando o assunto é a inserção do jovem na política. Mais de mil jovens participaram diretamente do processo eleitoral nas escolas:

“Trata-se de um dia histórico e que precisa ser comemorado. Conseguimos agregar valor ao projeto do Parlamento Jovem, incorporando as urnas eletrônicas ao processo eleitoral, o que envolveu mais de mil jovens. Foram eleitos os jovens vereadores para o mandato de agosto de 2024 a agosto de 2025. Isso é muito importante porque despertamos a consciência crítica e promovemos um debate democrático, amplo e franco entre os candidatos, proporcionando a opção de escolha, semelhante à eleição de deputados, vereadores, governadores e outros cargos. Esse avanço enaltece o processo político e a direção da Câmara Municipal. Por isso, essa evolução é fundamental para o Parlamento Jovem”, destacou Caio Valace.

O número de votos poderá ser consultado na Escola do Legislativo, visto que a ideia é promover a democracia e – só de participarem, todos estudantes e envolvidos são vitoriosos. O próximo Parlamento Jovem, que assume em agosto deste ano, terá nove mulheres e oito homens.

Confira os eleitos por escola:

1. Colégio Anglo – Mariana Vasconcelos

2. Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes - Ana Cristina Morais

3. Escola Dr. Avelar – Davi Teixeira

4. Colégio Batista Mineiro – Henrique Chamom

5. Colégio Franciscano Regina Pacis – Gustavo Abreu

6. Colégio Professor Roberto Herbster Gusmão – Moíses Barbosa

7. Escola Estadual Edite Furst – Pedro Guimarães

8. Colégio Alpha – Luiz Henrique Viana

9. Escola Estadual Olinto Alvim – Lavinia Rocha

10. Escola Estadual Cândido Azeredo – Iasmim Gonzaga

11. Colégio Caetano – Zara Chaves

12. Escola Estadual José Evangelista – Bruna Dias

13. Colégio Promove – Victor Godinho

14. Escola Estadual Maurilo de Jesus Peixoto – Laura Cassimiro

15. Escola Estadual Zico Paiva – Pedro Fernandes

16. Escola Estadual João Fernandino – Analice Oliveira

17. Instituto Alice Maciel – Eduarda Pereira

#RádioCâmara - Gleice Kelly é a convidada da semana do programa
#RádioCâmara - Gleice Kelly é a convidada da semana do programa 'FAIXA 103'
31/03/2023
Visita de Cortesia - Representantes da Câmara de Corinto visitam Legislativo de Sete Lagoas
31/03/2023
Programa Cultura em Foco com Dr. Euro e Shirley Fonseca
30/03/2023
#RadioCamara- Representantes do SAAE participaram do programa
#RadioCamara- Representantes do SAAE participaram do programa 'EM PAUTA'
24/03/2023
Banda União dos Artistas retorna as atividades e fala sobre novos projetos
#DirijasuasFinanças - Autossabotagem financeira
#RádioCâmara - Léo Bité fala sobre vida e trabalho no
#RádioCâmara - Léo Bité fala sobre vida e trabalho no 'Em dia com a cidade'
24/03/2023
#AlôBombeiro- Cabo Leonardo fala sobre prevenção e cuidados com o gás de cozinha.
24/03/2023
Câmara Municipal recebe visita de parlamentares do município de Desterro do Melo
Câmara Municipal realiza 1º Fórum Sete Lagoas sem fome
#RádioCâmara - Dre Santos é o convidado do Programa Faixa 103