Publicado edital do concurso público da Câmara Municipal: prova objetiva marcada para o dia 29 de setembro de 2024

Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado. Em momento histórico do Legislativo sete-lagoano, o edital foi publicado na tarde desta quinta-feira (23/05) e está disponível para consulta pública. São um total de 50 vagas disponíveis, distribuídas em 10 diferentes cargos, com oportunidades para níveis médio e superior de ensino.

A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Caio Valace (presidente), João Evangelista (1º vice-presidente), Ismael Soares (2º vice-presidente), Ivan Luiz (1º secretário) e José de Deus (2º secretário), comemorou o feito. O certame foi viabilizado com pouco mais de um ano com Valace à frente da presidência do Legislativo. O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, conforme a necessidade da Câmara Municipal de Sete Lagoas.

"Tenho a grata satisfação de ter liderado este processo complexo e de grande relevância para o futuro desta instituição política tão importante que é a Câmara Municipal. Eu quero agradecer a todos que contribuíram para esse acontecimento, em especial, à comissão de servidores, à Procuradoria Jurídica da casa, ao diretor geral, à Controladoria, ao setor de Licitação e, em especial, à Mesa Diretora e aos vereadores, que compreenderam a necessidade e a oportunidade para aprovação da lei do concurso”, disse Caio Valace.

Desde que assumiu a presidência do Legislativo, em janeiro de 2021, o vereador Caio Valace administra a instituição com o quadro de pessoal reduzido em pelo menos 60%, com uma estrutura mínima, uma vez que vários cargos estavam providos de forma irregular, em razão da ausência de realização de concurso público, e tiveram seu término no final do mandato antecessor.

“A Mesa Diretora procurou neste processo construir muitos momentos de diálogo, pois somente assim, é possível construir projetos desta importância, haja vista que a Câmara já tem 30 anos que não realiza concurso. Foram ouvidos todos os setores, pois é impensado construir um projeto desta magnitude sem ouvir quem está dentro da máquina e, com isso, tivemos grande cuidado. Apresentamos assim, um projeto moderno, ousado, de qualidade, que prevê uma série de estruturas técnicas para suporte dos vereadores e das comissões no processo de tomada de decisão. Este projeto nos leva em direção à realização do concurso público, que finalmente vai acontecer”, completou Valace.

DAS DATAS

As inscrições para o concurso público estarão abertas das 9h do dia 29 de julho de 2024 até às 17h do dia 27 de agosto de 2024, exclusivamente via internet. Com valores de inscrição de R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior, o processo seletivo oferece uma ampla variedade de cargos, contemplando áreas como administração, comunicação, tecnologia da informação, entre outras.

O concurso será dividido em várias etapas, incluindo Prova Objetiva, Prova Discursiva, Prova Prática e Prova de Títulos, dependendo do cargo escolhido. A aplicação da Prova Objetiva está prevista para o dia 29 de setembro de 2024, em Sete Lagoas, e os candidatos poderão confirmar a data e o local da prova através do Cartão de Convocação disponível no site da Fundep, a partir do dia 24 de setembro de 2024.

Para candidatos em situação de vulnerabilidade financeira, o edital prevê a possibilidade de requerer isenção da taxa de inscrição entre os dias 29 e 31 de julho de 2024. Oportunidades como essa visam garantir a inclusão e a participação de todos os interessados, independentemente de sua condição socioeconômica.

VAGAS DISPONÍVEIS

São 50 vagas distribuídas em 10 cargos, sendo elas para: Assistente Administrativo (22 vagas) com salário de R$ 2.043,23, Assistente Técnico (4) com salário de R$ 2.547,60, Intérprete de Libras (1) com salário de R$ 2.043,23, Analista Administrativo (6) com salário de R$ 3.951,38, Analista Legislativo (6) com salário de R$ 4.887,24, Analista de Tecnologia da Informação (2) com salário de R$ 5.823,10, Comunicador Social (3) com salário de R$ 4.887,24, Jornalista (2) com salário de R$ 4.887,24, Controlador (1) com salário de R$ 7.174,88, Procurador (3) com salário de R$ 6.745,95.

BAIXE O EDITAL

O edital pode ser baixado nos sites camarasete.mg.gov.br e gestaodeconcursos.com.br. Os links diretos para os editais seguem abaixo:

II Mutirão de Empregos de Sete Lagoas, na Câmara Municipal, vai ofertas mais de 500 vagas
27/06/2024
Dia Mundial do Orgulho Autista é lembrado na Câmara Municipal e famílias apontam necessidade de avanços no tratamento e inclusão
20/06/2024
17/06/2024
Galeria da Câmara Municipal de Sete Lagoas está aberta para exposições artísticas e culturais
10/06/2024
Aprovada em segundo turno proposta que busca preservar imóvel da Escolinha da Cemig para Sete Lagoas
04/06/2024
Câmara aprova doação de terreno para construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Sete Lagoas