Câmara Municipal inaugura Posto de Atendimento Pré-processual (Papre)
O Posto de Atendimento Pré-processual (Papre) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Publicado em: 20/02/2025

A Câmara Municipal de Sete Lagoas inaugurou ontem (20/1) o Posto de Atendimento Pré-processual (Papre) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O novo posto tem como objetivo facilitar a mediação de conflitos relacionados à defesa do consumidor, oferecendo soluções conciliatórias para demandas que ainda não foram judicializadas. A instalação do Papre na Câmara Municipal foi viabilizada na legislatura passada, sob a presidência do vereador Caio Valace (PDT), e agora foi oficialmente inaugurada pela gestão do atual presidente da Câmara, vereador Ivan Luiz (PDT).
O atual presidente da Câmara, Ivan Luiz, ressaltou que a criação do Papre representa um avanço democrático significativo: “Não existe nada mais democrático que o diálogo. Agora, por meio do Papre, será possível promover conciliações entre o cidadão e a Justiça, trazendo mais conforto para a comunidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos Sete-lagoanos e de toda a região."
Os Papres atuam na resolução de conflitos de forma rápida, gratuita e acessível, evitando que questões se tornem processos judiciais. A iniciativa busca oferecer uma alternativa eficiente para os cidadãos, contribuindo para a pacificação social e a promoção da cidadania. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, e a instalação do Papre visa ajudar a população a regularizar suas pendências financeiras e retomar o acesso ao crédito.
Durante a solenidade, o juiz diretor do Fórum, Alessandro Borges, destacou a importância da parceria entre o Judiciário e o Legislativo para aproximar a Justiça dos cidadãos. “Com essa parceria, a Justiça sai do fórum, um espaço formal e muitas vezes distante, e vem para a Casa do Povo, onde o cidadão encontrará portas abertas para resolver suas questões de forma rápida, gratuita e pacífica”, afirma Alessandro Borges.
O vereador Caio Valace, que articulou a parceria enquanto esteve na presidência da Câmara, enfatizou o impacto positivo da iniciativa: “Firmamos o contrato em 17 de dezembro do ano passado, e hoje oficializamos a mesa de diálogo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Este é um passo histórico, que fortalece a cidadania e proporciona benefícios concretos para nossa população", afirma o vereador.
O novo posto atuará em parceria com o Procon Câmara, permitindo uma resposta mais ágil às demandas dos consumidores. A solenidade de inauguração contou com a presença dos vereadores Deyvison da Acolher (Solidariedade), Eraldo da Saúde (PSB), Thiago Santana (Republicanos), Walisson Lelé (Rede), Alber Enfermeiro (Mobiliza), Roney do Aproximar (Progressistas), Divaldo Capuchinho (Podemos), Leôncio Lopes (Mobiliza), Ivson Gomes (PL), Ismael Soares (PSB) e Silvia Regina (Rede).
Comunicação Institucional