Rádio Câmara recebe a presidente da Comissão Municipal de Oncologia
Em entrevista ao programa “Em Pauta”, Fernanda Mendes destacou a prevenção e a necessidade de falar abertamente sobre o câncer.
Publicado em: 10/04/2025

No Dia Mundial de Luta contra o Câncer, a enfermeira e presidente da Comissão Municipal de Oncologia, Fernanda Mendes, esteve na Rádio Câmara para uma entrevista ao programa “Em Pauta”. A especialista ressaltou a importância da observação ao próprio corpo e de se falar abertamente sobre o assunto que, ainda é considerado tabu.
Conforme Fernanda Mendes existem dezenas de tipos de cânceres. Uns mais silenciosos, que se tornam mais perigosos por sua descoberta em estágio avançado, e outros com identificação mais fácil, como câncer de mama, de intestino, HPV e próstata. A enfermeira destacou a importância de conhecermos nossos corpos e observarmos dia a dia alterações visíveis e sensíveis em momentos de cuidados íntimos como durante o banho, em frente ao espelho. Outros cuidados precisam ser observados como dificuldade para urinar, presença de sangue ou outra secreção nas fezes: sinais que podem indicar a necessidade de uma investigação mais aprofundada e especializada. “Existe a responsabilidade grande do profissional de Saúde nisso, mas a gente não pode esquecer da autorresponsabilidade do paciente”, alertou a presidente da Comissão Municipal de Oncologia.
Composta por profissionais da saúde de diversos setores, a Comissão de Oncologia tem por objetivo promover prevenção, acompanhamento, apoiar e incentivar os cuidados paliativos a pacientes sem proposta de tratamento. Para a profissional, a Atenção Primária tem relevante papel quanto à realização de ações preventivas contínuas, como convidar a população a realizar exames específicos, como papanicolau para mulheres com faixa etária entre 25 a 64 anos, com vida sexual ativa; exame clínico nas mamas; mamografia; prática de atividades físicas com os profissionais do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas, promovendo a reflexão e adesão a hábitos saudáveis de vida.
Aumento de casos
Sem apresentar números exatos, Fernanda Mendes disse que a quantidade crescente de pacientes oncológicos em Sete Lagoas tem surpreendido. Ela contou ainda que, atualmente, as cirurgias e as quimioterapias são os principais tratamentos oferecidos no município, enquanto os pacientes de radiologia são direcionados para a cidade de Curvelo.
“O Câncer não é uma escolha. Todos estamos suscetíveis a passar por esse processo, mas existem formas de preveni-lo. Então, vamos falar sobre esse assunto. Conheçam e cuidem do corpo de vocês. Descasquem mais e desembalem menos”, orientou a presidente da Comissão Municipal de Oncologia.
A entrevista completa de Fernanda Mendes está disponível no no site e no YouTube da Câmara Municipal de Sete Lagoas: https://www.youtube.com/watch?v=ZbjfI7yfiZo&t=79s
Comunicação Institucional