Vereadores discutem políticas públicas para autistas

Mais de 500 proposições foram debatidas na sessão

Publicado em: 02/04/2025

Vereadores discutem políticas públicas para autistas

Os cuidados e a inclusão de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi um dos destaques na 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Sete Lagoas, que aconteceu na terça-feira (1º). O assunto ganhou força, especialmente pela data do dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e temas como acessibilidade, adequação de espaços de segurança e empatia permearam as discussões.

Dentre os vereadores que abordaram a pauta em suas comunicações pessoais, Divaldo Capuchinho (PODE), Alber Alípio (Mobiliza), Deyvison do Acolher Saúde (Solidariedade), Rodrigo Braga (MDB), Heloisa Fróis (NOVO), Téo da Equoterapia (PODE) e o presidente da Casa, Ivan Luiz (PDT), destacaram os desafios das famílias atípicas. E uma Reunião Especial, que ocorrerá nesta quarta-feira, 02 de abril, na Casa legislativa, de autoria do vereador Téo da Equoterapia vai reconhecer, por meio de moções, as pessoas que abraçam e lutam pela causa.

O vereador Alber Alípio (PMN) destacou a importância da compra de salas sensoriais, processo que foi solicitado no ano de 2024, tanto para a Educação quanto para a Saúde. “A gente sabe que esses momentos de mobilização são muito importantes, mas nós precisamos sair desses momentos só de mobilização”, disse. Rodrigo Braga reforçou a importância da implementação das salas sensoriais no município, projeto que teve a participação do ex-vereador Pastor Alcides.

Projetos

Dentre as matérias aprovadas, o Projeto de Lei Ordinária nº 21/2025 de autoria do vereador Eraldo da Saúde, que dispõe sobre a instituição de diretrizes para a implantação doo primeiro emprego para profissionais da saúde. Também aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 50/2025 de autoria do vereador Thiago Santana, dispondo acerca da divulgação nas salas de cinema e demais locais que utilizem telas de projeção de filmes, , shows e similares, a imagem de pessoas desaparecidas no âmbito do município de Sete Lagoas.

Da vereadora Heloisa Fróis (Novo), dois Projetos de Lei entraram para votação em primeiro turno, aprovados também por unanimidade. Um, o PLO nº 89/2025, que estabelece diretrizes de incentivo ao Jovem Empreendedor sete-lagoano e o PLO nº 152/2025, que institui o mês “Outubro Prateado” no calendário oficial do município. A matéria é voltada para a conscientização quanto ao envelhecimento.

Em segundo turno, o PLO nº 207/2025, que dispõe sobre a inclusão do pré-carnaval 7 folia, no calendário oficial de eventos do município, de autoria do vereador Rodrigo Braga, foi aprovado com 4 votos contrários, sendo estes de Ivson (PL), Leôncio Lopes (Mobiliza), Roney do Aproximar (PP) e Téo da Equoterapia (Podemos).

Do total de 547 proposições, o Anteprojeto de Lei nº 97/2025, de autoria do vereador Ismael Soares, que dispõe sobre a implantação de “Faixa Azul” para motos em avenidas com grande fluxo de veículos no município de Sete Lagoas, foi retirado de pauta para adaptação sobre a nomenclatura utilizada, evitando assim a confusão com o aplicativo de estacionamento rotativo.

A 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal está disponível no Youtube: camaramunicipalsetelagoas